segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Novas regras ortográficas da Língua Portuguesa

Olá mulheres do avivamento,

Estou mesmo determinada a voltar a estudar. Confesso que será um grande desafio. Vou enfrentar, não só por mim...mas por causa das pessoas que conheço.Quero ser melhor no que faço, quero ser refencial pra gente como a gente. Meus filhos merecem uma mãe melhor, meu marido precisa da minha capacitação pra ajudá-lo, que as minhas discípulas vejam determinação. E, é óbvio que ninguém quer seguir um líder que sabe menos que vc... e enfim, todos ganham com o conhecimento. Se declaramos que vamos tocar em muitas gerações, que isso seja feita de forma bem consciente, desafiadora e inteligente. As crianças, os jovens, os homens e as mulheres virão e verão um povo que cresce na terra.
Temos que ser como a mulher virtuosa de Provérbios 31, que surpreende, que faz a diferença! E, vamos começar por nós. Pra liderar precisamos ser completos. As pessoas querem ver conteúdo e, saber é muito importante.

A chuva que caía hoje de manhã me inspirou. Entre ficar na cama deitada fiz a opção de levantar cedo. Fui levar a Mayara na escola. Amor nunca é demais ser demonstrado, né? E, por que deixar ela andar 2.500 km debaixo de chuva se posso levá-la e chegar sequinha na escola??? Me senti mãezona!!!!KKKKKKKK Aproveitei pra dar os conselhos básicos e lembrá-la que desejo o melhor e que o futuro dela será resultado da semeadura de hj. Quando voltei, li os e-mails, andei nas notícias do Brasil e do mundo, tanta coisa acontecendo... e lembrei que preciso saber das novas regras ortográficas. É isso mesmo! depois de tantos anos vou ter que aprender a escrever, debaixo de um decreto. Como disse antes, aprender nunca é demais vamos lá:

// Alfabeto da língua portuguesaA língua portuguesa passa a reconhecer o “K“, “W” e o “Y” como letras do nosso alfabeto, aumentando o número para 26 letras. Esta regra servirá para regularizar o uso dessas letras no nosso idioma.
Exemplo: km e watt.
// Regra das TremasAs saudosas tremas foram abolidas da língua portuguesa. Você nunca mais precisará usá-las, a não ser para casos específicos, como o uso em nomes próprios.
Exemplo: tranquilo e cinquenta.
// Regra da Acentuação- Hiatos terminados em “oo” e “ee” não são mais acentuados.
Exemplo: leem e voo.
- Ditongos abertos em paroxítonas não são mais acentuados.
Exemplo: ideia e jiboia.
- Ditongos com “u” e “i” tônicos não são mais acentuados.
Exemplo: feiura.
- O acento continua em ditongos abertos em monossílabas, oxítonas e terminados em “eu“.
Exemplo: chapéu.
- O acento em palavras homógrafas foram eliminados, com exceção no verbo “poder” (no passado) e “pôr”.

Exemplo: pelo, para, pôde.
- Não acentua-se mais o “u” em formas verbais rozotônicas precedido de “g” ou “q” antes de “e” ou “i“.
Exemplo: apaziguar e averiguar.
// Regra das Grafias DuplasPara palavras onde a fonética é ambígua, como é o caso de Roraima, pode-se usar acentos da melhor forma que lhe convém.
Exemplo: Rorâima e/ou Roráima.
// Regra das Consoantes MudasTodas consoantes que não são pronunciadas, tais como exacto e óptimo, não serão mais usadas. O Brasil já adora esta regra há várias décadas.
Exemplo: óptimo e objectivo.
// Regra do Hífen- Não utiliza-se mais hífens em palavras compostas cujos prefixos terminam em vogal seguida de palavras iniciadas com “r” ou “s“. A mesma regra serve para prefixos que terminam em vogal e palavras que começam com vogal.
Exemplo: contrassenha e autorretrato.
- Mantem-se o hífen para prefixos terminados em “r” onde a outra palavra também começa com “r“.
Exemplo: super-racional.
- Utiliza-se hífen quando a palavra começa com a mesma vogal que o prefixo termina, com exceção do prefixo “co“.
Exemplo: anti-inflamatório.
- O hífen mantem-se em palavras que não possuem ligação em comum. A mesma regra aplica-se para prefixos “vice“, “ex“, “pré“, “pró” e “pós“.
Exemplo: beija-flor.
- Não utiliza-se mais hífens em palavras compostas por substantivos, adjetivos, verbais, pronomes, etc.
Exemplo: sala de jantar.

Estudem aí....
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário