sábado, 19 de setembro de 2009

EU QUERO SER COMO JOSÉ, UM SERVO FIEL.....

José- filho de Jacó com Raquel.
Vale a pena lembrar a história desses dois, pois foi incrível a força do amor de Jacó. Ele trabalhou 14 anos por sua amada. Vale uma perguntinha básica: Será que hj algum homem trabalharia suado por uma mulher e por 14 longos anos???????? Mas foi assim mesmo que tudo aconteceu... Primeiramente, fez um acordo com o pai dela, e ele propôs que trabalhasse 7 anos e daria Raquel em casamento a Jacó. Ele `ralou`, trabalhou duro e, chegado a hora de realizar seu sonho ( e que sonho!) foi-lhe dado gato por lebre rs. Naquela época, não casava a filha mais nova antes da mais velha. Que azar de Jacó... Numa bebedeira, foi dado Lia no lugar da desejada Raquelzinha.
O infeliz Jacó, qdo acordou viu que tinha caído numa traiçoeira armadilha. E, com muita raiva, foi atráz de Labão (um trambiqueiro de carteirinha) e ele lhe propôs novamente mais 7 longos anos pra conseguir casar com aquela que ele tanto amava.
Enfim, casaram e foram felizes para sempre!!!! Não foi bem assim... Feliz no amor, mas Raquel era estéril. E, ser estéril era sinônimo de maldição e desprezo.
Mas, a fidelidade de Deus se manifestou na vida deles e mesmo já na velhice, nasce o MILAGRE: José.

Agora, imagine um milagre. A espera, a esperança que foi o que manteve viva a fé. O fruto desse milagre foi muitoooo desejado. O amor desses pais, o carinho e o cuidado foram extremos. Tudo de especial era pra ele, a melhor roupa, o melhor sapato, os ensinos, os projetos. Com certeza, em José foi formado o caráter de um vencedor.

O milagre cresce, se destaca dos demais. Claro, que ninguém o entenderia e o pior, desejaria que ele simplesmente sumisse, evaporasse. Houve quem o amasse acima de tudo, mas tinha também outra ´banda`que o odiava.

E pra piorar, Deus dá sonhos a José. Sonhos esses que mudariam a história do povo de Israel. Por causa desses sonhos o destino de José foi radicalmente mudado. Ele chegou a ser desprezado por todos... até seu amado pai o questionou a respeito do sonho que Deus tinha dado pra ele.

E, mesmo diante de tantas rivalidades, nunca passou na cabeça de Jacó e de José que o perigo estava bem próximo: dentro da própria casa. (Mas isso dá um outro assunto...) Num momento de ira e insensatez, seus 10 irmãos o vendem. E José é levado cativo a uma terra distante. Ele se torna escravo e estrangeiro no Egito.

Chegando no Egito, José tinha milhões de razões pra ser um homem frustrado, injuriado, maledicente mas não foi! Foi o contrário, José prosperou sendo escravo e estrangeiro. E, quais os segredos dessa prosperidade???????

1. Deus era com ele Gn 39,2
Ele reconhecia o Deus de seus ancentrais ( Deus de Abrãao, Isaac e Jacó)
Ele tinha Deus como seu maior amigo.

2. Ele andava em boas companhias
Quando ele é vendido pra servir na casa de Potifar, ele faz o possível pra se relacionar com pessoas infuentes.
Quando foi preso injustamente, se tornou amigo do carcereiro.

3. Era confiável.

4. Era trabalhador
Fazia além daquilo que era mandado.

5. Soube perdoar
Quando seus irmãos pediram perdão ele o perdoou.


EU QUERO SER COMO JOSÉ, UM SERVO FIEL......................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário